2021/08/26

Coreia do Sul acaba com proibição dos jogos à noite para crianças

A Coreia do Sul vai deixar que sejam os pais a lidar com eventuais abusos dos filhos, acabando com a lei que proíbe que os menores de 16 joguem entre a meia-noite e as 6 da manhã.

Ainda mais que outros países asiáticos, a Coreia do Sul tem uma muito forte tradição nos jogos de computador, e-Sports, e afins. Isso terá tido efeito no comportamento de muitos jovens, levando a situações de exagero, como os que ocasionalmente vemos nas notícias, de jovens que passam dias a fio em jogos, esquecendo-se até de comer. Em resultado disso, em 2011 o país aprovou uma controversa lei que proibia os jovens com menos de 16 anos de jogarem entre a meia-noite e as seis de manhã, para garantir que pelo menos dormiriam essas seis horas por dia. Mas uma década mais tarde, isso vai mudar.

O ministério da família sul-coreano anunciou que vai eliminar a "Lei Cinderela" (como era chamada), dizendo que o faz para respeitar os direitos das crianças e incentivar que sejam os pais a lidar com estas situações. Adicionalmente, os pais continuam a ter à disposição ferramentas que permitem definir períodos e limites para o tempo de jogo, para que não se sintam completamente "incapazes" de lidar com este cenário.

A Coreia do Sul não é um caso isolado. A China tem regras ainda mais apertadas que impedem os menores de 18 anos de jogarem entre as 22h e as 08h, com um máximo de 90 minutos de jogo durante os dias da semana, e de três horas durante os fins-de-semana e feriados. Regras que por vezes têm efeitos secundários curiosos: jogos como o Minecraft estão classificados como sendo "para adultos" na Coreia do Sul, assim como os serviços Xbox Live e PlayStation Network, para que os jogadores lhes possam aceder sem as restrições horárias que eram impostas.

Por cá os meus pais tinham uma técnica mais simples e igualmente eficaz se achavam que estava a abusar do tempo no ZX Spectrum: entravam no quarto e levavam o transformador! :)

2 comentários:

  1. Fico curioso por saber é como é que conseguiam controlar isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conseguiam obviamente.

      Assim como nenhuma nação consegue controlar os próprios cidadãos para que não se matem uns aos outros, mesmo criando leis severas para quando tal aconteça.

      A grande maioria das leis existem para demover os cidadãos de praticarem crimes, mas obviamente que não conseguem evitar que efetivamente ocorram.

      Neste caso em particular, simplesmente passam a descriminalizar determinado tipo de "crime", tal como em Portugal já se descriminalizou o consumo de drogas leves.

      Eliminar