2021/08/17

Google remove app de cursos gratuitos por ter donativos no site oficial

No que diz respeito a exigir receber a sua comissão na Play Store, a Google não é assim tão diferente da Apple, tendo removido uma app open-source que disponibiliza cursos de línguas gratuitos.

A app Language Transfer: Free audio courses é uma app open-source que disponibiliza cursos gratuitos de línguas, mas que foi removida pela Google da Play Store. Inicialmente a app foi removida porque disponibilizava links para o Patreon, e a Google considerou que isso violava as suas regras que proíbem a disponibilização de sistemas de pagamento alternativos que não passem pelos pagamentos via Play Store (com a respectiva comissão). Mas as coisas complicaram-se ainda mais.

Os responsáveis removeram os links do Patreon e deixaram apenas os links para o site do projecto; mas mesmo assim a Google rejeitou a app, dizendo que o site também incluía links para o Patreon e PayPal no rodapé da página!
A solução foi submeter a actualização da app com links para uma página especial no site sem qualquer referência ou links para donativos.

Posto de outra forma, as apps deixam de poder enviar os utilizadores para os seus sites oficiais, se por lá tiverem qualquer opção de donativo visível directamente na página principal. E não esquecer que estamos a falar de apps gratuitas, de projectos open-source, que disponibilizam donativos como forma de apoiar os projectos, e não como forma de pagamento obrigatório.

1 comentário: