2021/09/23

Bosch procura 100 voluntários para testar tecnologia de motos em Braga

Se sabem conduzir motos e vivem na zona de Braga, poderão participar num teste da Bosch para avaliar tecnologia que poderá salvar vidas no futuro.

A Bosch procura 100 participantes que terão a oportunidade de fazer parte de um conjunto de testes realizados a algumas das tecnologias que estão a ser desenvolvidas num projecto inovação em parceria com a Universidade do Minho, que visa dar respostas ao futuro da mobilidade conectada em veículos de duas rodas. Através da utilização de um simulador de motociclos instalado em laboratório vai ser possível realizar uma experiência similar à condução real de uma mota, ao mesmo tempo que o condutor é exposto a diferentes situações de perigo. Os requisitos para participação neste ensaio são ter experiência na condução de motas, e estar na faixa etária entre os 20 e os 60 anos.

A experiência será realizada num ambiente imersivo com recurso a uma tela de projecção curva de grandes dimensões, onde diferentes cenários serão utilizados para testar a percepção do condutor face a avisos de perigo comunicados a partir de diversos dispositivos de interacção homem-máquina, nomeadamente avisos sonoros, sinais hápticos e sinais visuais projectados num ecrã instalado num capacete.

Os ensaios vão decorrer na Escola de Engenharia da Universidade do Minho no Campus de Azurém em Guimarães, sendo que cada participante será convocado para um teste que terá a duração aproximada de 60 minutos, e que será agendado durante o mês de Outubro.

Os interessados devem inscrever-se na página do programa até ao dia 15 de Outubro 2021.

1 comentário:

  1. Sem comentários. Essa tecnologia até pode ser usada nas motos do dia a dia. Futuro da mobilidade conectada? Ninguém tem o direito de invadir a minha privacidade (direitos,liberdades e garantias) expressos na Constituição. Essa tecnologia tb querem que seja usada nos novos automóveis apartir de julho de 2022? Controlar as massas. Não contem comigo, meu carro nunca terá isso

    ResponderEliminar