2021/09/06

Google Drive com todos os tipos de ficheiros offline

A partir de agora passa a ser possível marcar qualquer tipo de ficheiro no Google Drive para ficar disponível offline.

Demorou, mas finalmente a Google acaba com a ridícula limitação que apenas permitia marcar alguns tipos de ficheiros para estarem disponível em modo offline, passando a deixar que se marque qualquer ficheiro, como PDFs, imagens, e outros. Esta funcionalidade tinha sido lançada em versão beta em 2019, e chegado ao Chrome OS há alguns meses, e agora chega a todos.
Esta era uma daquelas lacunas que nem sequer se percebia muito bem porque é que existia - se vão disponibilizar ficheiros em modo offline, sempre útil para evitar frustrações em casos em que não se tenha acesso à internet e se queira continuar a aceder a certos ficheiros; que sentido fazia estar a limitar o tipo de ficheiros a que se podia aceder? - mas ao menos deixa de ser uma preocupação.

Para marcar um ficheiro para ficar disponível em modo offline, basta clicar com o botão direito do rato sobre ele no Google Drive na web, e activar a opção "Available offline". O ficheiro será descarregado para o computador, permitindo o acesso local, e depois sincronizando qualquer alteração com o Google Drive quando se voltar a ter ligação à internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)