2021/09/18

Google vai aplicar desactivação automática de permissões a todos os Androids

Para maior segurança, a Google vai aplicar uma das funcionalidades do Android 11 aos smartphones com versão Android mais antigas, até ao Android 6.

De vez em quando vão surgindo relatos que contam histórias de atacantes que compram ou se conseguem apoderar de apps antigas, e depois lançam actualizações com conteúdos maliciosos com a expectativa de infectar os utilizadores que ainda as utilizam. No Android 11 a Google aplicou um sistema que desactiva automaticamente as permissões das apps que não forem utilizadas há vários meses, e o resultado parece ter sido tão positivo que agora vai fazer o mesmo para praticamente todos os Android no mercado, chegando a smartphones e tablets até ao Android 6.

Como é que a Google o vai fazer, sabendo-se o cenário de pesadelo que são as actualizações de sistema nos Android? É muito simples, vai recorrer ao sistema que tem usado há muito para fazer chegar funcionalidades a todos os dispositivos sem necessidade de actualizações de sistema: os Google Play Services.

Esta alteração começará a ser distribuída em Dezembro, mas podendo demorar até três meses para chegar a todos os equipamentos. Fica também a ressalva de que será conveniente desactivar esta funcionalidade para apps que se destinem a funcionar quase exclusivamente em modo background sem que sejam abertas frequentemente pelo utilizador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)