2021/09/20

iPad mini com CPU A15 desacelerado

O novo iPad mini vem equipado com o mais recente A15 da Apple, mas com desempenho ligeiramente reduzido.

A Apple está a reservar os melhores chips A15 para os iPhone Pro, e isso significa que os demais modelos que o usam, como o iPhone 13 normal e o iPad mini de 2021 ficam ligeiramente prejudicados.

Para os iPhone 13 a Apple está a utilizar os chips A15 que têm um core do GPU danificado; para o iPad, e segundo os testes do Geekbench, a táctica parece ser um pouco diferente. Enquanto o A15 do iPhone 13 perde essencialmente no GPU e, de forma mais ligeira, nos testes multi-core; no iPad mini temos desempenho ligeiramente reduzido no single-core, mas mantendo o desempenho gráfico acima do iPhone 13 e praticamente ao nível do iPhone 13 Pro (que este ano ganhou ecrã de 120 Hz, daí precisando do reforço do GPU).
Dito isto, importa referir que o iPad mini de 2021 com o chip A15 é substancialmente mais rápido que o iPad mini de 2019, com CPU 50% mais rápido, e GPU mais de 100% mais rápido - pelo que nem sequer há muito que pensar entre os fãs dos iPad mini que acharem que está na altura de reformarem o seu modelo actual ou mais antigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)