2021/09/07

MediaTek Dimensity 2000 será produzido em 4 nm

O próximo chip Dimensity 2000 da MediaTek deverá ser um dos primeiros de 4 nm e a usar a arquitectura ARM V9.

A MediaTek quer mostrar que merece estar ao nível dos fabricantes de chips mais conceituados, e livrar-se da associação a chips mais fracos que os da Qualcomm e Samsung, e para isso quer estar na linha da frente da nova geração de chips de 4 nm. Segundo alguns rumores, poderá mesmo vir a ser a primeira empresa a fazer chegar ao mercado um chip com arquitectura ARM V9 em 4 nm - o seu próximo Dimensity 2000 - já no início de 2022.

A utilização do processo de 4 nm da TSMC deverá garantir desempenho acrescido e consumos mais reduzidos, o que a par da utilização de um núcleo Cortex-X2 de alto-desempenho, faz antever que este chip tenha argumentos para se bater de igual para igual com a próxima geração de chips que os demais fabricantes estiverem a preparar.

Entretanto, nas próximas semanas ficaremos também a conhecer o próximo chip que a Apple irá utilizar nos iPhone 13, e que servirá como "referência" para comparação com a próxima geração de chips ARM usados nos Android, incluindo este novo Dimensity 2000. Mas se o chip da MediaTek conseguir ficar próximo do próximo topo de gama da Qualcomm, poderemos considerar que o seu objectivo foi cumprido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)