2021/09/03

Windows no Raspberry Pi com o WoR-flasher

Quem quiser instalar o Windows 10 ou Windows 11 num Raspberry Pi tem a vida facilitada com o novo script WoR-flasher.

Apesar do pequeno Raspberry Pi ser um computador que está intimamente ligado a sistemas Linux, é também possível utilizá-lo para correr as versões Windows 10 ou 11 nas suas versões ARM. O processo de instalação não era dos mais simples, mas isso é agora auxiliado pelo script WoR-flasher (Windows on Raspberry) que faz todo o trabalho pelo utilizador, criando uma pen USB de instalação que bastará ligar ao RPI.
O projecto levantará algumas questões legais, já que a MS só vende as licenças dos Windows ARM a fabricantes de computadores, mas o criador deste script diz que não comete nenhuma ilegalidade, pois o script limita-se a fazer o download do Windows que a MS disponibiliza publicamente nos seus servidores, e que o sistema fica em estado desactivado, sem licença, como qualquer Windows num computador tradicional (até que seja introduzida uma chave válida).

Infelizmente, por agora apenas se tem acesso ao Windows de 32-bits, o que obriga a fazer um pequeno truque para que consiga aceder a mais de 3 GB de RAM, e é também recomendado que apenas se utilize o mais recente Raspberry Pi 4, com 4 GB ou 8 GB de RAM e também com overclock, e um cartão de memória rápido ou um SSD externo - e mesmo assim, depressa se ficará com vontade de voltar a uma distro Linux mais ligeira. Mas, para situações em que tiverem curiosidade de fazer algumas experiências com o Windows 10 / 11 em ARM, passa a ser uma opção a considerar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)