2021/10/26

Apple lança iOS 15 e macOS Monterey com SharePlay

É dia de actualizações para os equipamentos Apple, com a chegada do iOS 15.1, iPad 15.1, e macOS Monterey.

No iOS 15.1 temos a chegada de algumas funcionalidades prometidas que estiveram ausentes do lançamento, tal como o SharePlay, que permite fazer coisas como partilhar músicas e filmes com amigos, ou partilhar o ecrã para ver apps durante uma chamada FaceTime. Esta funcionalidade é suportada pelos serviços Apple Music, Apple TV, Disney+, TikTok, Twitch, entre outros. Para os que estão mais interessados em usar o iPhone como câmara, o iOS 15 também traz a opção para se gravar vídeos em ProRes nos iPhone 13 Pro - formato que mantém a máxima qualidade possível, com menor compressão que o formato habitual (H.264/HEVC). E ainda nas câmaras, chega a opção para desactivar a selecção automática do modo macro, que se activa quando o iPhone 13 Pro detecta objectos demasiado próximos, mas que pode ir contra as intenções do utilizador. A Apple Wallet também passa a suportar cartões de vacinação Covid-19.

Temos ainda uma série de melhorias, como automações com base no nível de luminosidade, qualidade do ar ou humidade; funções para adicionar texto a imagens e GIFs; jogos com a Siri para ajudar a passar o tempo; melhoria da estimativa de autonomia nos iPhone 12; e correcções de bugs, incluindo um que por vezes não detectava as redes WiFi existentes, e outro que podia suspender a reprodução de áudio ao bloquear o ecrã.

No macOS 12 Monterey a grande novidade também o SharePlay, mas com o FaceTime a ter também direito a outra smelhorias, como Spatial Sudio para que a voz da pessoa venha da direcção em que está no ecrã, Voice Isolation que elimina os ruídos de fundo para melhorar se perceber a voz, modo Portrait, vista em grelha para videochamadas em grupo, e Wide Spectrum para melhorar a transmissão de música.

Também chega finalmente o modo Universal Control, que deixa controlar um iPad com o rato e teclado assim que se coloca um iPad ao lado de um Mac. E o AirPlay to Mac permite usar um Mac como destino para a transmissão de conteúdos, tal como se fosse uma Apple TV. Há outras novidades que chegam importadas do iOS 15, como o Live Text para detectar texto e números em fotos e imagens, permitindo fazer o copy-paste para outras apps; o o Visual Look Up para identificação e pesquisa de elementos visuais (animais, plantas, monumentos, etc.); e o Focus, que permite criar perfis adequados para diferentes ocasiões (trabalho, casa, estudo, etc.) e seleccionar que notificações se quer ter em cada um deles.

O macOS Monterey fica disponível tanto para os Macs com os novos chips M1 da Apple como os anteriores com chips Intel.

2 comentários:

  1. O universal control foi adiado para mais tarde

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar