2021/10/31

Apple Watch dá horas por vibração

Se quiserem saber o tempo sem ter que olhar para o relógio, podem activar o Tapic Time do Apple Watch para sentirem as horas no pulso.

O Taptic Time já está disponível no Apple Watch há bastante tempo mas, como muitas outras coisas, é daquelas funcionalidades que pode passar despercebida no meio de tudo o resto e fazer com que os utilizadores nem saibam que existe. Este modo permite que o relógio indique as horas de forma não audível quando se faz o gesto de "falar as horas" (dando um toque para acordar o ecrã, e depois manter pressionados dois dedos). Normalmente, isso faz com que o relógio diga as horas em voz alta, mas se estiverem frequentemente em situações onde tal não seja conveniente, como reuniões, o Taptic Time torna-se mais conveniente.

O Tapic Time pode ser activado em Settings - Clock, com a velocidade da vibração a poder ser ajustada na secção de acessbilidade; vá-se lá perceber porque motivo a activação e ajuste da velocidade não estão no mesmo sítio.
Os utilizadores têm três modos de indicação das horas por vibração à escolha: pelo número de dígitos, por código morse, e por código "terse".

O código morse é auto-explicativo, sendo necessário saber (ou aprender) os dígitos em código morse. Para quem não quiser ter esse trabalho, o modo dígitos dá vibrações longas para as dezenas e vibrações curtas para as unidades, indicando primeiro as horas e depois os minutos. Embora simples de interpretar, pode tornar-se demasiado trabalhoso quando se tem que lidar com horas como 19h59, que obriga a contar mais de duas dezenas de vibrações no total. E daí o modo "terse".

O modo Terse parece complicado, mas acaba por ser o mais prático após um curto período de habituação. Neste modo, o relógio dá vibrações longas para blocos de 5 horas, e curtos para as horas restantes, seguido de vibrações longas para blocos de 15 minutos. Ou seja, 19h transformam-se em 3 vibrações longas mais 4 vibrações rápidas, em vez das 20 vibrações no modo dígitos.


Assim, podem saber sempre que horas são, sem terem sequer que olhar para o relógio.

1 comentário:

  1. Nesse caso o código Terse permite saber se horas com até 15min em excesso/defeito

    ResponderEliminar