2021/10/12

Drone solar Airbus Zephyr Solar bate recorde de altitude

O drone solar Airbus Zephyr voou durante mais de um mês na estratosfera nos testes realizados este Verão.

A Google pode ter desistido dos seus balões Loon e o Facebook dos seus drones solares, mas há quem continue a trabalhar em projectos idênticos. O Airbus Zephyr Solar (HAPS - High Altitude Platform System) conseguiu superar as expectativas nos testes realizados este Verão, tendo até batido alguns recordes ao permanecer ininterruptamente por várias semanas na estratosfera.

Foram realizados diversos voos, com diferentes durações a a diferente altitudes, mas os de maior destaque foram dois voos de 18 dias cada, que foram mantidos a altitudes de mais de 23 mil metros. Os testes incluíram também voos em áreas partilhadas com voos comerciais, com diferentes tipos de carga, e diferentes modos de navegação (mantendo-se durante pontos específicos ou seguindo diferentes rotas).
O objectivo do Zephyr é ser uma plataforma modular versátil, capaz de desempenhar diferentes objectivos, como missões de observação terrestre de longa duração, plataforma área de comunicações, etc.

Segundo a Airbus, este é actualmente o único sistema capaz de manter voos ininterruptos de longa duração a alta-altitude, dependendo unicamente de energia solar e sem emissões poluentes - usando baterias para permanecer em voo durante a noite, e recarregando-as durante o dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)