2021/10/08

Google desafia Apple a suportar RCS nos iPhones

A Google aproveitou mais uma história das mensagens "verdes" vs "azuis" nos iPhones, para desafiar a Apple a suportar o RCS e facilitar a interoperabilidade de mensagens.

Nos EUA, e não só, criou-se quase um estigma social entre utilizadores de iPhones a utilizarem o iMessage, quando algures num grupo aparece alguém que utiliza um Android. Isso é sinalizado pela apresentação de mensagens com cor verde (sinalizando o uso de SMS tradicionais), em vez de azuis (usando o serviço iMessage da Apple), e a parte que causa frustrações é o facto de nas conversas em grupo isso fazer perder todas as funcionalidades avançadas - daí muitas vezes o antagonismo para com esses utilizadores.

Só que não há necessidade para tal, como relembra Hiroshi Lockheimer, SVP do Android, relembrando que o RCS pode servir como solução.

Será inevitável que a Apple seja forçada a suportar o RCS, à medida que se vai tornando no substituto / evolução dos SMS; mas a verdade é que, por agora, não tem qualquer incentivo, ou interesse, em fazê-lo. É muito mais vantajoso para a Apple manter a diferenciação do seu iMessage como sendo melhor que os SMS, e simplesmente ignorar os RCS, que permitiriam muitas das suas funcionalidades.

E nem será bom relembrar que o próprio Steve Jobs tinha referido que o iMessage seria um protocolo aberto e que poderia ser adoptado por outros fabricantes...

1 comentário:

  1. Para mim é ao contrário, mensagem de conversão para sms tradicional.

    ResponderEliminar