2021/10/12

Linux para o Windows 11 chega via Microsoft Store

Para o Windows 11 a MS está a apostar numa forma diferente de lhe fazer chegar o WSL 2 (Windows Subsystem for Linux) - através da Microsoft Store.

Depois da surpresa que foi ver a Microsoft a disponibilizar Linux integrado no Windows com o WSL, temos agora um novo passo com a chegada do Windows 11. Em vez de ser um componente do sistema, o WSL2 passa a ser disponibilizado na Microsoft Store como se fosse uma qualquer app convencional.

As vantagens é que assim a MS pode disponibilizar actualizações de forma mais rápida, sem ter o WSL "preso" a actualizações do sistema, como acontecia com o sistema antigo. Possibilita também um mais fácil acesso ao mesmo sem que fique dependente do sistema utilizado (evitando ter que instalar um Windows Insider Preview, por exemplo). E, por agora, os utilizadores poderão manter ambos a funcionar em paralelo: o WSL incluído via sistema, e este WSL 2 Preview disponibilizado via Microsoft Store.


P.S. Se a MS consegue disponibilizar todo um sistema Linux integrado no Windows como sendo uma app separada, talvez a Apple possa começar a disponibilizar apps como a calculadora ou app de meteorologia com actualizações através da App Store em vez de também estarem presas ao sistema.

2 comentários:

  1. O WSL 2 está disponível para instalação no win 10 há meses. Há já muito tempo que não é preciso embarcar no insider preview.

    Já agora, produtos Apple são para pessoas que não percebem nada de tecnologia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou que simplesmente adoram a experiência de utilização. Não tenho um produto deles mas coisas como ter bash e serem máquinas que funcionam de forma exemplar. Claro que não são tudo rosas...

      Eliminar