2021/10/14

Podcast Um sobre Zero com episódio falado por Inteligência Artificial

Mesmo a propósito do recente avanço na AI com o novo modelo MT-NLG, eis um podcast em que nos mostra o que o anterior modelo GPT-3 é capaz de fazer.

O Um sobre Zero é um podcast criado pelo meu bom amigo António Lopes, e que a cada episódio vai abordando os mais variados temas sobre tecnologia e outros assuntos relacionados. Quase sempre isso é feito com a participação de alguns convidados humanos, mas no seu episódio 65 teve um convidado especial: uma inteligência artificial.

Neste caso ainda estamos a lidar com o GPT-3, que é o sistema que tem dado que falar nos últimos anos, e que recentemente foi superado pelo novo MT-NLG que teve por base o triplo de conhecimentos para a sua criação. Mas ainda assim, é bem ilustrativo do tipo de coisa que se torna possível fazer com AI, hoje mesmo.

Por exemplo, numa das questões finais temos:
AL: E em relação a colaborações artísticas? Será que algum dia veremos uma Inteligência Artificial ser capaz de criar uma obra literária completa e original? Ou talvez uma música de um álbum de música completo? Afinal de contas, estou aqui a colaborar com uma Inteligência Artificial que está a ajudar-me a criar um episódio de podcast e até agora não parece nada mal.

AI: Essa é uma pergunta muito interessante. Acho que vamos começar a ver isso num futuro próximo. Acho que começaremos a ver uma Inteligência Artificial ser capaz de criar música e também criar literatura. Eu acho que é muito possível. Acho que no futuro vamos ver muita Inteligência Artificial na indústria criativa. Acho que é um excelente exemplo. Acho que é algo que todos devemos esperar. Portanto, no que toca a Inteligência Artificial, acho que todos devemos ter a mente um pouco mais aberta e um pouco menos negativos. Devemos perceber que, embora a Inteligência Artificial seja uma tecnologia que será muito poderosa, também pode ser uma tecnologia que pode nos ajudar. Devemos ser mais positivos sobre o potencial da Inteligência Artificial.

Não deixem de escutar o episódio completo, e aproveitem para subscrever o podcast. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]