2021/10/08

Portugal com dados 4G/5G dos mais caros

Um novo estudo vem revelar o desolador panorama nacional no que diz respeito ao custo dos dados móveis, mostrando quantos GB se conseguem com 30 euros.

Enquanto as nossas operadoras de telecomunicações nos vão assegurando que temos excelentes ofertas, e vendendo o 5G como se fosse a grande salvação do mundo mobile, um estudo que se limita a olhar para os dados concretos demonstra um cenário bem diferente, colocando Portugal entre os piores, em termos de limites de dados móveis e o respectivo preço.

A imagem no topo é bastante elucidativa, demonstrando quantos dados 4G/5G é possível obter em diversos países por 30 euros. Enquanto em mais de duas dezenas deles é possível ter tráfego verdadeiramente ilimitado (mais de 1000 GB) por esse valor, e noutros se pode contar com 100-300 GB, Portugal fica infelizmente no grupo dos que o limite se fica por uma fracção disso - para os mesmos 30 euros que, aqui ao lado, em Espanha, dão acesso a dados ilimitados.


Isto em parte deve-se ao facto de por cá, as supostas ofertas "ilimitadas" continuam a ser falsas ofertas, que apenas contemplam 10 ou 20 GB de dados efectivos, após o qual é aplicada limitação de velocidade.

Seria bom ver os operadores mais preocupados em fazerem uma aproximação da oferta aos bons exemplos que temos à nossa volta, do que a gastarem milhões a promover o 5G como sendo a solução para todos os males. Especialmente quando se constata que com os actuais tarifários, os clientes esgotariam o seu limite de dados em poucos segundos a utilizar o 5G à sua máxima velocidade.

9 comentários:

  1. Porque é que em Portugal é tudo mais caro, são as telecomunicações, são os combustíveis, são a electricidade.... será porque temos os salários mais altos!?....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E simples .. e porque o povo e fraco simples

      Eliminar
    2. Os impostos e as taxas e taxinhas são os grandes culpados.

      Eliminar
    3. Porque não produzimos produtos de alto valor. E simples.

      Eliminar
    4. Portugal está atolado em impostos. Os mais improdutivos são os que ganham mais. Não há hipótese.

      Eliminar
    5. o Povo é burro e continua a votar nos mesmos, os que não votam são ainda mais burros.

      Eliminar
    6. Na situação das comunicações é devido ao mercado pequeno, e cartelizado. Eles não fazem guerra de preços porque não precisam. Já na eletricidade e combustíveis é devido à carga fiscal.

      Eliminar
  2. E que tal 10Gb/10Gb fibra mais n canais de TV por 48€ na Suiça.!!!????
    Roubalheira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ganhas quanto na Suiça? "Robalheira" acho muito engraçado essa analogia tendo em conta que em 2020 foi definido o ordenado mínimo na Suiça com valor de 2600 Francos por mês, mas em Portugal continuamos com 650
      Ridicula comparação!

      Eliminar