2021/10/19

Smartphones espiam utilizadores sempre que podem - mas /e/OS quer ser a excepção

Um estudo revela um panorama preocupante a nível do tracking feito pelos smartphones, mas há sistemas que ainda prometem manter os utilizadores a salvo, como o /e/OS.

Um estudo do Trinity College of Dublin e da Universidade de Edinburgh confirma aquilo que todos sabem mas que normalmente fica esquecido nos bastidores do funcionamento dos nossos smartphones. Apesar de toda a conversa sobre a pricacidade e a protecção dos dados dos utilizadores, os nossos smartphones tornaram-se nas mais perfeitas máquinas de espionagem, que ainda por cima transportamos voluntariamente connosco para todo o lado praticamente 24 horas por dia.

Praticamente todos os smartphones Android enviam dados para os seus fabricantes, que cumulativamente também são enviados para a Google por força da utilização dos seus serviços.
Mesmo no caso de sistemas alternativos, como o LineageOS que não enviam dados de sistema, esse tracking acaba por ser feito ao se utilizarem as apps e serviços Google.

A curiosa excepção é o /e/OS, uma versão do Android livre de todos os serviços da Google, e que se destaca neste estudo por ser a única que não envia qualquer dado sobre os utilizadores para onde quer que seja.

Um facto digno de registo, mas que terá sempre que ser visto num contexto mais abrangente, sendo que toda a preocupação com a privacidade cairá por terra assim que se instalar uma app como o Facebook (por exemplo), ou na verdade, qualquer outra - tendo em conta a proliferação de trackers que todas usam, nem que seja para a apresentação de publicidade. É isso que pode levar ao sentimento de "perdido por cem, perdido por mil", fazendo com que a maioria dos utilizadores simplesmente desista face a impossibilidade de poder controlar ou garantir todos esses aspectos - a que acresce a total falta de controlo sobre o tracking de localização que já é feito pelos operadores de telecomunicações, e contra o qual não há mesmo nada que possam fazer para o evitar (a não ser deixar o smartphone em casa).

Mas, para quem se preocupar a sério com isso, o /e/OS poderá ser aquilo que procuram, colocando essa preocupação com o não envio de dados no topo da lista de prioridades.


Nota: o /e/OS está disponível para quase 200 modelos de smartphones, incluindo modelos como os BQ Aquaris, ZUK Z1 e Z2, inúmeros Xiaomi e Samsung, e muitos mais.

1 comentário: