2021/10/17

Starship SN20 pronta para o lançamento

Embora sem data anunciada para o próximo teste, a Starship SN20 está montada na plataforma de lançamento, que agora conta com os braços para tentar apanhar o foguete no seu regresso.

Os lançamentos da Starship têm estado em suspenso depois dos últimos e impressionantes testes (e explosões), enquanto a Tesla vai preparando uma versão com mais motores e capacidade para atingir a órbita terrestre - ou pelo menos, maiores altitudes. Algo que poderá estar para breve, tendo em conta que a Starship SN20 já está completamente montada e instalada na plataforma de lançamento, que também conta com uma novidade.

Na semana passada a SpaceX instalou os braços de captura na torre, que têm por objectivo apanhar os foguetes Super Heavy na sua aterragem antes que toquem no solo, dispensando a necessidade das pernas retrácteis que são usadas nos Falcon 9 e poupando precioso peso.

E enquanto isso, o trabalho na SN21 continua, com um novo nariz com placas térmicas preparadas para suportar a reentrada na atmosfera terrestre.


Esperemos que não haja "festivais pirotécnicos inesperados" que provoquem novos adiamentos.

2 comentários:

  1. A corrigir: "enquanto a Tesla vai preparando uma versão com mais motores"

    ResponderEliminar
  2. A corrigir: "que agora conta com os braços para tentar apanhar o foguete no seu regresso" ainda não estão instalados

    ResponderEliminar