2021/10/04

YouTube Music com música em background gratuita - mas por agora só no Canadá

O YouTube vai eliminar uma das mais ridículas limitações do YouTube Music, permitindo que se continue a ouvir música em background com o ecrã desligado, na sua modalidade gratuita.

É completamente absurdo (e assustador) que hoje em dia muitos serviços pareçam mais preocupados em implementar limitações artificiais que penalizem os utilizadores de forma a tentar empurrá-los para as modalidades pagas, do que a fazê-lo por métodos positivos. A restrição de impedir que se ouça música no YouTube Music (na modalidade gratuita) sem que se tenha o ecrã permanentemente ligado e a app em primeiro plano é uma delas, que felizmente agora está prestes a desaparecer.

Parecendo ter percebido que essa táctica de tentar atrair clientes pagantes pela restrição de funcionalidades básicas não está a funcionar, o YouTube Music vai juntar-se aos seus concorrentes e fazer com que o modo de audição em background seja disponibilizado na modalidade gratuita - se bem que, inexplicavalmente, por agora isso será feito apenas no Canadá, com a promessa de que em breve se expandirá a mais países.


Há outras funcionalidades que continuarão a ser exclusivas para os clientes pagos, como a possibilidade de se fazer o download de músicas para ouvir em modo offline, mas esta restrição da audição em background será aquela que mais irritará os utilizadores - que seguramente, só por isso, já terão optado por serviços concorrentes como o Spotify. Resta saber se com esta alteração do YouTube Music ainda estarão dispostos a dar-lhe uma segunda oportunidade, ou se esse tempo já passou.

1 comentário:

  1. De certa forma não percebo os 2 lados, as ideias parvas da google e as reclamações do povo, hoje os fabricantes de smartphones ultrapassam essas limitações permitindo usar as opções de raiz bloqueadas pela google ou ainda mais caricato o exemplo do browser brave que é praticamente um chrome mas que por exemplo permite a qualquer smartphone usar o youtube com o ecrã desligado e sem publicidade.

    ResponderEliminar