2021/11/18

Apple prepara iPhone "de vidro" sem fichas nem botões

Uma patente da Apple revela que continua a pensar num iPhone "todo em vidro", sem fichas nem botões físicos.

Os smartphones há muito que têm evoluído no sentido de se tornarem num "ecrã portátil", que em grande parte foi conseguido nos últimos anos com a evolução dos ecrãs sem margens, e mais recentemente com as câmaras frontais sob os ecrãs. O passo que se segue é libertá-los das fichas e botões físicos, possibilitando aquilo que poderia ser um smartphone completamente isolado do exterior, com grandes vantagens em termos de resistência a água e pó, e a Apple parece estar a preparar isso.

Quando adoptou o carregamento wireless, a ideia de um iPhone sem fichas voltou a ganhar credibilidade; e agora temos uma patente que valida essas intenções - embora nunca se saiba que patentes são registadas com propósito de criar um produto real, e quais são registadas apenas como protecção para o futuro.

Nesta patente vemos um iPhone que basicamente é um bloco de vidro, com botões touch nas partes laterais (onde o ecrã também chegaria) a substituir os botões físicos. O carregamento wireless trataria da questão das fichas de carregamento, e o som também poderia ser produzido pela vibração do vidro, como já é feito nalguns smartphones.

Será este um potencial iPhone 15 ou 16? Teremos que esperar mais uns anos para descobrir.

1 comentário:

  1. Mas para um smartphone resistir a água e poeiras também convém resistir a quedas, coisas incompatíveis com o vidro!

    ResponderEliminar