2021/11/29

Chargie limita a carga dos smartphones para prolongar vida da bateria

O Chargie é um pequeno dongle USB que dá aos utilizadores maior controlo sobre como os seus smartphone se recarregam.

Quem se preocupa com a longevidade das baterias sabe que manter as baterias a 100% durante horas, como acontece nos casos em que se deixa o smartphone a carregar durante a noite, é uma das piores coisas que se pode fazer. Alguns fabricantes já implementaram sistemas de previsão, que mantêm a bateria a nível mais reduzido durante a noite e só carregam até aos 100% de modo a coincidir com a altura em que o utilizador costuma desligá-lo do carregador; mas são ainda menos os que permitem definir um limite de carga máxima, e daí este Chargie.

O Chargie é um módulo USB que funciona como controlador de carga, podendo limitar a carga da bateria ao nível que se desejar, e que pode funcionar tanto em combinação com uma app para maior controlo, ou também de forma completamente autónoma depois de configurado. No seu modo mais básico, permite que o utilizador escolha o nível de carga a que quer limitar o seu smartphone, 80% por exemplo, e o módulo encarregar-se-á de garantir que não passa disso.

Conta com versões USB-A e USB-C, compatíveis com QC 3.0 e 4.0, e com suporte PD na versão USB-C (mas limitada a um máximo de 8 W - o que não deverá ser crítico para quem quer poupar a sua bateria).


3 comentários:

  1. Bom ideia Carlos!! Mas também consegui fazer isso com o carregador do tlmv ligado a uma ficha inteligente, e através do Tasker e do IFTTT, controlar que carregue durante a noite só até à percentagem que se quer (80% por exemplo)!!

    ResponderEliminar
  2. Também dá para fazer com o Home Assistant. Mas é um bom gadget até para levar de viagem e isso. Podia era estar implementado de origem nos smartphones, nunca percebi porque não está

    ResponderEliminar
  3. É pena que um "Smartphone" não tenha inteligência suficiente para gerir quando é a melhor altura para parar de carregar... isto podia perfeitamente estar implementado no firmware ou até no sistema operativo de origem em todos os smartphones e tablets mas deve ser preciso muitos anos de investigação e desenvolvimento para conseguir parar a carga num telemóvel que vai tão embalado na sua carga com o objectivo de atingir os 100% e até pode estar a carregar à estonteante velocidade de a 120W directamente para a sua bateria interna de substituição super difícil... em que o fabricante até podia fazer um anuncia do mesmo a carregar sem fios numa placa de indução à velocidade de 5KW...
    Bom há umas apps que permitem fazer isso no Android sem recorrer a hardware externo mas é preciso root...
    Tanta intelligentsia artificial e não sabe quando é melhor parar de carregar a bateria...

    ResponderEliminar