2021/11/15

Placa 10 GbE QNAP QXG-10G2TB

A QNAP tem um nova placa de rede 10 GbE dupla, a QXG-10G2TB, mas que demonstra porque motivo esta tecnologia ainda é "escaldante".

Longe vão os tempos em que a velocidade Gigabit permitida pelas redes Ethernet parecia uma velocidade alucinante que seria suficiente "para sempre". Desde então essa velocidade, que na prática se traduz em transferências efectivas máximas de cerca de 100 MB/s, vai deixando cada vez mais a desejar, e vão-se multiplicando as ofertas de velocidades melhoradas com versões 2.5 GbE, 5 GbE, e 10 GbE. São precisamente essas velocidades, para além das habituais 1 GbE e 100 MbE, que são suportadas por esta placa dupla da QNAP.

A QNAP QXG-10G2TB vem com duas portas 10 GbE, compatíveis com as velocidades mais lentas, e tanto pode ser instalada num PC como nos NAS da marca, para todos os que desejarem acelerar as suas redes.

Para se ter uma noção do que implica transferir dados a estas velocidades, bastará referir que esta placa de rede vem equipada com dissipador e ventoinha. Mas, assumindo que o resto da rede também está preparada para lidar com 10 GbE, passaremos de uma rede onde as transferências se fazem a 100 MB/s para uma onde se poderá transferir cerca de 1 GB a cada segundo. Bastante mais adequado para o mundo moderno em que vivemos, onde backups e outros dados facilmente ocupam dezenas de gigabytes.

1 comentário:

  1. Só faltou mesmo mencionar que esta placa de rede custa por volta dos 189.28€!

    ResponderEliminar