2021/11/12

Starlink tem nova antena rectangular

A SpaceX tem uma nova antena para o serviço de internet via satélite Starlink, que troca o formato circular por rectangular.

A antena parabólica tradicional circular que a Starlink tem usado vai dar lugar a uma antena rectangular. Do formato circular com 58.9 cm de diâmetro passamos para um formato rectangular com 50 x 30 cm, havendo também umas pequenas reduções na altura e diâmetro do mastro.

Na parte do router WiFi utilizado em conjunto com a antena, houve algumas melhorias. O novo router passa a suportar ligações MU-MIMO 3x3 em vez do 2x2 do router anterior, e conta também com certificação IP54 de resistência à água - embora continue a ser recomendada a sua utilização no interior.
Não tendo sido dada qualquer explicação para a alteração do formato da antena, apenas posso suspeitar que possa ter a ver com a questão logística. Um formato rectangular é bastante mais eficiente de embalar, e quando se multiplica isso pela necessidade de armazenar e transportar dezenas de milhares de antenas para todo o mundo, só essa vantagem pode representar uma grande diferença em termos da quantidade de unidades que se podem enviar no mesmo volume.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)