2021/11/30

ThisIsWin11 elimina os extras desnecessários do Windows 11

O ThisIsWin11 é mais um pequeno utilitário indispensável para quem quer ter maior controlo sobre o seu Windows 11.

A Microsoft tem tido o infeliz hábito de retirar poder aos utilizadores nas últimas edições do Windows, fazendo com que nem sequer possam escolher não enviar dados para a empresa - com as opções a limitarem-se a: enviar muitos dados, ou enviar menos dados. Em resultado disso e doutras coisas, foram surgindo utilitários que devolvem o poder de decisão aos utilizadores, e um deles é este ThisIsWin11.

O ThisIsWin11 é um programa open-source que facilita o processo de controlar o Windows 11.
Existem secções dedicadas a diferentes operações, e que permitem fazer coisas como: remover apps pré-instaladas que não façam falta, desactivar o envio de dados de telemetria, ajustar múltiplos parâmetros do Windows com um só clique, e até automatizar tarefas com scripts PowerShell.

Nem que seja apenas pela parte de remover as apps pré-instaladas (como a app da câmara e relógio), e pela possibilidade de desactivar a telemetria, já seria mais que recomendado - mas vale a pena perder um pouco de tempo a explorar as demais opções, e ver de que forma podem ajudar a transformar o Windows 11 num sistema operativo sob controlo dos respectivos utilizadores, em vez de ser algo que a MS nos faz o favor de deixar usar apenas como eles entendem.


Actualização: O ThisIsWin11 passou a BloatyNosy.

2 comentários:

  1. Existe alguma coisa semelhante para o Windows 10?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://github.com/ChrisTitusTech/win10script
      Isto juntamente com o O&O ShutUp10++, é o que eu uso

      Eliminar