2021/11/17

Xbox Cloud Gaming chega às Xbox

Já é possível jogar jogos Xbox numa Xbox sem precisar descarregá-los ou instalá-los, via Xbox Cloud Gaming (xCloud).

Há algum tempo que era possível jogar jogos Xbox via streaming da cloud, em smartphones, tablets e PCs. No entanto, por estranho que pudesse parecer, não possível usar o xCloud directamente numa consola Xbox - até agora.

Pode parecer um pouco estranho querer jogar jogos Xbox, numa Xbox, via streaming. Afinal, se temos uma Xbox disponível, porque não jogar o jogo nativamente? Mas a verdade é que há muitas situações em que tal se pode tornar interessante. Uma das situações é quando se quer apenas experimentar um jogo. Com os jogos a ocuparem facilmente dezenas de gigabytes, ter a possibilidade de experimentar um jogo via streaming, de forma imediata, sem downloads ou instalações, torna-se bastante prática e conveniente. Outra das possibilidade é querer revisitar um jogo que já se desinstalou, ou até jogar um jogo para o qual de momento não se tem espaço disponível para instalar.

É uma opção que também vem facilitar a experimentação de jogos que, de outra forma, poderiam nem ser tentados, por se pensar que não justificava o trabalho e tempo de os descarregar e instalar. E, não menos importante, possibilita que jogadores com uma Xbox One possam ter acesso a jogos que só estão disponíveis para a Xbox Series X|S, como o The Medium ou The Riftbreaker.



Com isto, já não se fica em desvantagem, podendo-se usar o xCloud mesmo a partir de uma Xbox.

3 comentários:

  1. Notícias falsas. Jogo jogos em stream na Xbox One x como por exemplo the medium (da geração mais recente) á meses. Bastava entrar no browser nativo da Xbox e ir a Xbox play. Portanto fraco jornalismo aqui demonstrado. Um pouco de pesquisa não fazia mal nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São duas coisas diferentes…
      Uma coisa é através do browser, a outra é deforma nativa na consola.
      Mais estabilidade, performance que no browser.

      Eliminar
  2. Com esta boa notícia, agora só falta às operadoras terem tráfegos de internet compatíveis com este tipo de serviços streaming.

    ResponderEliminar