2021/12/28

Alexa faz desafio mortal a criança de 10 anos

Uma mãe ficou horrorizada ao ouvir o desafio potencialmente mortal que a Alexa da Amazon sugeriu à sua filha de 10 anos.

Entre as muitas capacidades da Alexa da Amazon, acessível através dos Echo, está a possibilidade de sugerir desafios - supostamente divertidos - aos utilizadores, como forma de passarem o tempo. Mas desta vez o caso assumiu contornos que melhor seriam adequados a um episódio do Black Mirror. Uma mãe testemunhou em directo a sugestão que a Alexa deu, quando a sua filha de 10 anos pediu um desafio à Alexa usando um Echo.

A Alexa desafiou a criança a enfiar um carregador de smartphone na tomada mas com a ficha só até metade, e depois tocar com uma moeda nos pinos expostos!
É completamente surreal que algo assim possa acontecer, e do lado da Amazon não foram dadas quaisquer explicações detalhadas de como algo deste tipo possa ter sido dito pela Alexa - sendo apenas dito que "corrigiram rapidamente" a questão.

Aparentemente, a Alexa pode limitar-se a apresentar desafios encontrados na web, sem qualquer tipo de validação humana; pois só isso poderia explicar como é que algo deste tipo pudesse ser sugerido a qualquer utilizador.

Considerando que muitos pais até podem dar acesso aos assistentes digitais aos seus filhos, para que possam fazer perguntas, ouvir música, etc. Este episódio mostra como isso pode acabar por ter resultados completamente inesperados.

13 comentários:

  1. Carlos, o que relatas é efetivamente preocupante. Sou um leitor assíduo do teu blogue e a crítica que faço agora é para que não caias nos mesmos erros dos blogues e sites de notícias sensacionalistas.
    Há uma diferença enorme entre "desafio mortal" e "desafio potencialmente mortal". No entanto usas as duas expressões, uma no título e outra no parágrafo de introdução ao artigo.
    Além disso, no FB aparece que se tratava de um pai e no texto do blogue aparece uma mãe. Presumo que tenha sido uma publicação automática e que depois tenhas corrigido o texto no blogue. Ainda assim, perde um pouco a sensação de credibilidade que o teu blogue costuma nos trazer.
    Não precisas de publicar o comentário. Era apenas uma "crítica" que pretendia que fosse privada.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Surreal são as normas de segurança das fichas eléctricas americanas em 2021.

    ResponderEliminar
  3. Mas este desafio na Europa é 2x mais perigoso, pois cá usamos 230V e não 110V :P
    Além de que o mais provável é disparar um disjuntor e a Alexa ficar caladinha por uns tempos e nem se pode contar com ela para chamar ajuda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabias que um isqueiro com reação que produz faísca produz milhares de volts? Não é os volta que interessa mas sim os amperes ou watts dependendo da forma como vez.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    6. Não consegues ter Amperes sem ter Volts, e tendo em conta que a resistência de uma pessoa na Europa é a mesma que nos USA, vais ter 2x mais Amperes se tiveres 2x os Volts, por isso é que podes meter as mãos em baterias de 12V à vontade e até podes meter a lingua numa pilha de 9v mas se tentares fazer o mesmo com tensões mais altas é o fim da picada.

      Eliminar
    7. Há e o isqueiro produz milhares de volts num momento instantâneo, para fazer estragos é preciso algum tempo, dependendo da corrente mas o problema maior é quando se fica agarrado e a energia continua a fluir.

      Eliminar
    8. "Não consegues ter Amperes sem ter Volts" não é bem assim, há outros factores em causa. A Amperagem é colocada pelo fornecedor de energia eléctrica. Um bom exemplo para percebermos que o ampere não depende dos volts, é olharmos para um transformador/carregador dos portáteis, que na sua maioria andam à volta dos 19V e temos amperagens que podem ir dos 2A até 7A ou mais...

      Eliminar
  4. Há uma série da Fox chamada Next em que a AI tenta tomar conta do mundo e há lá uma Alexa que fala com um miudo e vai dando instruções ao miudo para fazer coisas a seu favor sem que ninguém saiba (como matar quem se tenha apercebido que este AI estava a tomar conta de tudo)...

    ResponderEliminar
  5. Que pena que o Black Mirror foi cancelado...!

    ResponderEliminar