2021/12/20

Dell Concept Luna antevê portátil reparável para a era da sustentabilidade

A Dell está a explorar a criação de portáteis mais fáceis de reparar, mostrando o seu Concept Luna que poderá ser indicador dos portáteis que irá lançar nos próximos anos.

Depois de muita conversa sem efeitos práticos, parece que estamos prestes a entrar numa década em que o factor sustentabilidade e reparabilidade irão começar a ter peso importante nas decisões dos consumidores. Na Europa estamos prestes a ver um aumento do período da garantia, e ver consagrado o direito à reparação; e a Dell está atenta e não quer ser apanhada desprevenida.

Os portáteis são máquinas que normalmente apenas permitem aos utilizadores adicionar módulos de memória ou, quando muito, trocar um disco ou SSD. Tudo o resto - como trocar um ecrã avariado ou motherboard - normalmente obriga a operações complexas e demoradas. Foi precisamente isso que a Dell quis evitar neste Concept Luna.
O Concept Luna dispensa a utilização de adesivos que dificultam a troca de peças, e também reduz drasticamente a quantidade de parafusos utilizados: 10x menos que um Dell Latitude 7300 AE!

O efeito secundário deste sistema é fazer com que o portátil acabe por ser actualizável, podendo ser mantido por muito mais anos, já que facilmente se poderá trocar o ecrã ou motherboard para tirar partido de novos componentes melhorados. Mas, por agora, não passa apenas de um protótipo, faltando saber se / quando a Dell o irá tornar numa realidade comercial.

2 comentários:

  1. Finalmente as marcas perceberam que a real sustentabilidade é dar suporte aos seus produtos o máximo de tempo possível para que os seus clientes os possam manter por mais tempo e não vender produtos novos com cada vez menos funcionalidades com o ‘marketing’ da sustentabilidade. E sinceramente mesmo assim poderia ser um negócio rentável bastava que as peças fossem proprietárias e quem as quisesse produzir teria de pagar royalties. Prontos está aqui uma ideia milionária que dou probo no.

    ResponderEliminar