2021/12/03

Instagram recomenda criação de segunda conta

O Instagram está a surpreender os utilizadores com um popup que recomenda que criem uma segunda conta para ser mais fácil de gerir com um grupo mais reduzido de amigos.

A ideia do Instagram é que o utilizador crie uma nova conta onde junte apenas um círculo mais reduzido de amigos; o que não deixa de ser uma proposta estranha, já que implicitamente serve como reconhecimento de que não disponibiliza ferramentas adequadas para utilizadores de longa data que tenham acumulado muitas coisas ao longo dos anos. Ou seja, pode ser encarado como um "desisto, não arranjo solução, pedimos aos utilizadores para começarem do zero".

Claro que há quem veja uma segunda razão para o Instagram fazer isto, já que pode utilizar esta técnica para inflacionar o número de utilizadores que diz que aderem ao serviço. Num momento em que vai tendo dificuldade em conquistar novos utilizadores, nada como reciclar os utilizadores existentes para dizer que continua a ter novas adesões. Mas, pelo menos, nem que seja para tornar essa possibilidade menos óbvia, esta sugestão do Instagram dá aos utilizadores a opção de usarem a nova conta associada à conta principal, funcionando como um perfil secundário; embora também seja possível criar a segunda conta de forma completamente independente tal como se fosse uma conta completamente separada.

Independentemente das reais intenções do Instagram, o que fica demonstrado é a incapacidade em lidar com o verdadeiro problema de fazer uma gestão adequada das contas ou de dar aos utilizadores ferramentas para o fazerem. Olhem se outros serviços começarem a seguir o exemplo como forma de manterem um número artificial de novas adesões, com algo como o Gmail a sugerir "a sua conta já está a ficar sem espaço, recomendo que crie uma conta nova para ter mais espaço".

1 comentário:

  1. Deixa cá ver... A informática serve para correr programas que permitem gerir aquilo que o ser humano não consegue gerir por si próprio...

    Espera lá. 🤔🤔🤔

    ResponderEliminar