2021/12/28

iPhones podem abandonar cartões SIM já em 2022

Depois da inclusão do eSIM a par dos cartões SIM normais, a Apple poderá abandonar os SIMs físicos já no iPhone do próximo ano (2022).

Desde que a Apple adicionou o eSIM aos iPhones - como Dual SIM - que se fala de que seria uma questão de tempo até que abandonasse o cartão SIM físico tradicional. Agora, chegam relatos de que isso poderá acontecer já no próximo ano, e que a Apple tem estado em conversações com os operadores para que se preparem para essa alteração.


O abandono do cartão SIM físico simplificaria imensamente a produção do iPhone, eliminando a abertura, bandeja, fichas internas, etc. - o que é de valor incalculável para um sector onde se luta por cada décimo de milímetro de espaço e grama de peso. Por outro lado, as promessas da gestão simplificada dos eSIM ainda estão por concretizar, e não faltam história cheias de dores de cabeça de quem os quer utilizar.

Esperemos que os operadores nacionais também tirem o melhor proveito do ano de 2022 para que afinem todo o processo de utilização e gestão dos eSIM, para que quando chegar o dia em que teremos iPhones (e outros smartphones) sem cartão físico, tudo esteja preparado para dar a melhor experiência de utilização possível aos utilizadores - mas desde já, há várias coisas que deixarão de ser tão práticas quanto eram, como usar um cartão SIM de um amigo temporariamente, ou comprar um cartão SIM local quando vamos a outro país, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)