2021/12/09

Óculos VR da Apple com ecrãs OLED 4K da Sony

Segundo Ming-chi Kuo, os primeiros óculos VR da Apple chegarão no final de 2022, usando os micro-displays OLED 4K que a Sony revelou recentemente.

A Sony mostrou recentemente um protótipo de óculos VR que dizia serem capazes de produzir imagens ultra-realistas sem pixeis perceptíveis, dando uso a dois micro-displays OLED 4K (um para cada olho). Também se referiu desde logo que por agora isso seria uma tecnologia demasiado dispendiosa para os óculos PSVR 2 e fora do alcance das capacidades técnicas da PS5 - que para além de ter que gerar jogos a 8K o teria que fazer a frequências de 90 Hz ou superior. E isto deixava a pergunta: então, o quê, ou quem, daria uso a estes ecrãs? E a resposta parece ser: a Apple.
A Apple deverá tirar partido destes ecrãs para criar os seus primeiros óculos VR, que também incluirão 4 sensores ToF para captar o mundo em 3D em seu redor e também os gestos feitos com as mãos, evitando a necessidade de controladores adicionais.

As intenções da Apple são a de criar uns óculos que não necessitem de ter um Mac ou iPhone por perto, e isso poderá ser conseguido com a ajuda dos seus chips M2 - ou melhor dizendo, um novo chip criado especificamente para uso VR - tirando partido da alta-eficiência que tem conseguido demonstrar nos chips usados nos iPhones e Macs.

Infelizmente, é também de esperar que com tudo isto a Apple volte a subir o patamar dos preços, fazendo com que os mais de 1000 euros já pedidos pelos iPhones pareçam uma pechincha face ao preço que estes óculos VR deverão ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)