2021/12/24

Painel lateral "Matrix" para caixa de PC

Quem for fã do The Matrix e quiser dar um toque especial ao seu PC, pode aprender como fazer um painel lateral LED que recria o efeito "Matrix" com as letras iluminadas.

A saga The Matrix tem maravilhado gerações desde que nos surpreendeu em 1999. Agora, a chegada do The Matrix Resurrections recupera a magia desse universo, e nada como demonstrar esse fascínio trazendo um dos efeitos popularizados pelo filme para o mundo real.

Este painel lateral Matrix para caixa de PC recriar o efeito da chuva de letras com caracteres japoneses que representa o código dos mundos virtuais do Matrix.
Neste caso, temos um sistema que usa painéis acrílicos, com as letras recortadas, e uma fita LED RGB controlada pelo nosso bem conhecido ESP8266. Com isso, podemos recriar não só o efeito tradicional em cor verde, como também criar infinitas variações em qualquer cor que se deseje, ou efeitos diferentes, com as letras a "subirem", ou fazerem varreduras laterais, ou piscarem individualmente, etc. etc.



Pessoalmente, interrogo-me se nesta altura já quase não seria mais prático usar um ecrã LCD de baixo custo com um RPI e recriar não só este efeito Matrix como qualquer outro que se pudesse desejar - mas, fica a ideia para outro projecto no futuro. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)