2021/12/31

Samsung mostra velocidade dos SSD PCIe 5.0

A Samsung mostra que os 13 GB/s prometidos para os SSDs PCIe 5.0 são mesmo reais.

Há alguns dias, a Samsung e ADATA começaram a falar dos seus primeiros SSDs PCIe 5.0, que teoricamente permitirão duplicar as velocidades dos SSDs PCIe 4.0. Embora o modelo da Samsung seja destinado a servidores, a marca aproveitou a ausência presencial no CES para fazer uma rápida demonstração na internet de que estas velocidades são mesmo reais, definindo o novo patamar de desempenho para 2022, para quem estiver a pensar montar um PC topo de gama.


Será inevitável que a Samsung também faça chegar esta tecnologia aos SSDs para o segmento doméstico, mas estamos numa péssima altura para isso, pois ainda recentemente a Samsung foi forçada a suspender a produção de duas linhas de produção de chips NAND na China (Covid-19 novamente), responsáveis por metade da sua capacidade de produção.

Quer isto dizer que é bem provável que os SSDs enfrentam nova subida de preço, complicando a adopção destes novos SSDs PCIe 5.0. Pessoalmente, também não me agrada que ali na placa que a Samsung mostrou se tivesse o espaço para uma ventoinha... o que faz temer que os consumos e aquecimento destes SSDs PCIe 5.0 possa obrigar a ventilação mais adequada (como já acontece nalguns PCIe 4.0 de alto-desempenho).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)