2022/01/26

Documento com "1" viola direitos de autor no Google Drive

Uma utilizadora foi surpreendida ao ver o Google Drive marcar um documento contendo apenas o número 1 como violando direitos de autor.

Demonstrando uma vez mais os abusos que podem resultar dos filtros de pesquisa dos direitos de autor, e de como tudo é aplicado desproporcionalmente contra o utilizador comum, eis um caricato caso de um ficheiro contendo apenas o número 1, que foi marcado como sendo ilegal pelo Google Drive - e no processo, relembrando que tudo aquilo que se tem na cloud, mesmo estando marcado como privado, está a ser analisado e monitorizado.

Aparentemente, bastava criar um documento de texto contendo apenas o algarismo 1 para se arriscar ficar marcado como sendo um "pirata", e não só com o número um como também com documentos contendo apenas outros números (500, 174, 833, 285 e 302) num teste feito com números dos -1000 aos 1000.
A Google reagiu relativamente depressa, no dia seguinte dizendo que o problema estava resolvido para novos documentos; mas que ainda estava em processo de desbloquear o acesso aos ficheiros marcados incorrectamente como sendo ilegais.

... Agora imaginem que isto acontecia com um documento com centenas de páginas, que mantivessem apenas no Google Drive, e ao qual a Google não desse qualquer resposta...

2 comentários: