2022/01/21

França perde EarPods gratuitos com iPhones

Os consumidores franceses vão deixar de ter direito a EarPods gratuitos quando comprarem iPhones, devido a uma nova lei ambiental.

A Apple deixou de incluir auriculares com os iPhones quando lançou o iPhone 12, justificando a medida como sendo de preocupação ambiental, para evitar a produção de milhões de auriculares desnecessários (e também com forma de ganhar mais alguns euros). Mas essa decisão não se aplicou em França.

Em França existe uma lei que visa proteger os cidadãos dos potenciais efeitos negativos de ter um telemóvel a fazer emissões RF encostado à cabeça do utilizador, exigindo que sejam disponibilizados auriculares que permitam realizar chamadas mantendo o telemóvel / smartphone afastado da cabeça. É uma lei que obrigou a Apple a desenrascar uma "caixa dentro da caixa" para fornecer os iPhones com os EarPods, mas que agora cai por terra.

Uma nova lei ambiental em França sobrepõe-se à anterior exigência e permite que os fabricantes de smartphones deixem de incluir os earphones, seguindo a mesma lógica apresentada pela Apple para a sua remoção.

Os consumidores que se apressarem ainda poderão encontrar iPhones com EarPods incluídos - facilmente identificados por uma caixa mais volumosa - mas, em breve, só irão encontrar os iPhones em caixa compacta, sem nenhum acessório incluído.

1 comentário:

  1. Culpem a Greta.

    É sério que temos de cuidar do planeta, e essas empresas enormes devem ter uns benefícios ao não incluir earpods que possivelmente iriam ficar esquecidos dentro da caixa

    ResponderEliminar