2022/01/11

Painéis OLED poderão ser impressos em casa

Investigadores demonstraram tecnologia que poderá permitir imprimir ecrãs OLED em casa usando impressoras 3D.

Num futuro não muito distante, poderá ser possível imprimir um ecrã OLED em casa com a mesma facilidade com que se imprime uma foto numa folha de papel. O processo de fabrico dos ecrãs OLED tem bastantes semelhanças com os processos de impressão, mas normalmente é algo que implica máquinas de milhões de euros e instalações especializadas. Mas investigadores demonstraram como será possível transformar isso em algo que se possa fazer em casa com uma impressora 3D, por agora com um modesto display com apenas 64 pixeis OLED (mas, é preciso começar por algum lado, certo?)
A tecnologia ainda precisará de mais alguns anos de evolução, pois por agora mesmo sendo "económica" face às máquinas industriais, continua a ter um preço "de um Tesla Model S". Mas o mesmo acontecia com as primeiras impressoras de agulhas, e de jato de tinta, e laser. Todas as novas tecnologias começam por ter preços exorbitantes e capacidades limitadas, mas é apenas uma questão de tempo até serem refinadas e se tornarem acessíveis.

Alguém imaginaria, há 50 anos atrás, que teríamos em casa máquinas capazes de imprimir usando gotas de tinta microscópicas, com densidade de milhares de pontos por centímetro, a velocidades que permitem ter uma foto integral numa página A4 numa questão de segundos - e que custam menos do que os tinteiros que utilizam?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]