2022/01/26

Pixel 3 sem actualizações após 3 anos

O período de manutenção de actualizações volta à discussão, com o popular Pixel 3 da Google a chegar ao fim dos 3 anos prometidos.

O cenário das actualizações Android nunca foi muito famoso, com grande parte das marcas a não disponibilizar actualizações de sistema ou a disponibilizá-las tardiamente (nalguns casos apenas quando já saiu a versão seguinte do Android), mas a coisa também se complica quando se fala das indispensáveis actualizações de segurança.

Desta vez o visado é o Pixel 3 da Google, que também chega ao fim do período de actualizações e, como tal, se torna num pisa papéis (leia-se: risco de segurança) para quem o quiser continuar a utilizar de agora em diante - apesar dos seus utilizadores continuarem a achar que continuaria a servir-lhes por mais alguns anos.
A Google é apanhada em contradição neste caso, pois de um lado diz acreditar que "3 anos proporcionam uma excelente experiência" aos utilizadores; aparentemente esquecendo-se que o ano passado exaltava os 5 anos de actualizações que prometeu disponibilizar para o Pixel 6 como sendo o período ideal. Quer seja 3, 5 ou 10 anos, a verdade é que será sempre uma péssima experiência que um produto perfeitamente funcional deixe de poder ser utilizado (em segurança) por culpa de software que não pode ser actualizado.

Numa sociedade que até aceitou não incluir carregadores e earphones com novos smartphones para reduzir o lixo electrónico, não deveria estar no topo da lista das preocupações todos estes milhões de equipamentos que vêm com prazo marcado para se tornarem inúteis apesarem de estarem completamente funcionais?

8 comentários:

  1. Como consumidores, temos de exigir muito mais.

    Excelente alerta Carlos.

    ResponderEliminar
  2. Nesse capitulo das actualizações de sistema operativo tenho de reconhecer que a Apple dá o exemplo.
    Os seus produtos recebem novas versões durante anos, acho que no mundo Android ninguem se aproxima disso, infelizmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens o fairphone and a Apple está a tentar copiar mais algumas ideias.

      Eliminar
    2. Se é para evoluir os seus produtos, acho muito bem!! Mais uma vez a Apple é exemplo em updates garantidos que no mundo Android é so uma miragem...

      Eliminar
  3. Tenho um pixel 2 e tenho conseguido trocar de pixel de 2 em 2 anos e é giro ir acompanhando as novidades do Android ainda antes de saírem para todos, mas os smartphones continuam a aumentar de preço todos os a os e acho que não faz sentido, por isso estive nesta posição o ano passado, o meu pixel 2 já não vai receber o Android 12 mas o smartphone continua a funcionar razoavelmente bem com o Android 11 e a câmara é praticamente a mesma que vem no pixel 3, 4 e 5 por isso vou manter até conseguir um smartphone com boa câmara e que possa trocar bateria de forma simples como o fairphone. Esperemos que aparecam mais fabricantes a fazer o mesmo agora que a Apple tb diz que vai facilitar a reparacao, não sei se é só para amansar algumas pessoas, mas pode ser que outras marcas façam a coisa como deve de ser e realmente se manifeste uma mas valia para o dono de um telemóvel antigo conseguir mantê-lo a funcionar sem complicações.

    ResponderEliminar
  4. Qual é o melhor local para comprar um Google pixel? Amazon Espanha?

    ResponderEliminar