2022/02/17

Chrome OS Flex pode ser instalado em Chromebooks antigos - mas a Google não recomenda

A Google apresentou recentemente o Chrome OS Flex, que permite instalar o Chrome OS em computadores antigos - e também é possível fazê-lo em Chromebooks.

Além do interesse no reaproveitamento de computadores mais antigos, a chegada deste Chrome OS Flex também fez desde logo pensar se não seria possível utilizá-lo para prolongar a vida de Chromebooks que, apesar de já terem Chrome OS, já tivessem ficado fora do prazo das actualizações oficiais - algo que inicialmente era de apenas três anos, fazendo com que muitos Chromebooks funcionais tivessem que ser encostados simplesmente por não terem direito a actualizações.

Não fui o único a ter esta ideia, e há quem já tenha feito alguns testes iniciais com sucesso, instalado o Chrome OS Flex em Chromebooks antigos.

Infelizmente, em vez de ser algo que a Google adoptasse e promovesse como forma de prolongar a longevidade dos Chromebooks, na verdade está a ter a posição oposta, dizendo que não recomenda a instalação do Chrome OS Flex em dispositivos Chrome OS em fim de vida:
É pena que assim seja, mas considerando que a alternativa será ter um computador funcional que é um pisa-papel, valerá a pena correr o risco e experimentar. Mas, antes de optarem pela instalação permanente, comecem por ver que tal o Chrome OS Flex se comporta arrancando-o a partir de uma pen USB.

1 comentário:

  1. Chrome OS Flex Installation guide:
    https://support.google.com/chromeosflex/answer/11552529

    ResponderEliminar