2022/02/25

Desbloqueador de Ethereum para Nvidia era afinal malware

Quem procurar formas de desbloquear a potência do seu GPU Nvidia para minerar criptomoedas tem que ter cuidado com o que instala.

A Nvidia começou a limitar a utilização do GPUs nas suas placas gráficas para gaming de modo a que não fossem atractivas para efeitos de mineração de criptomoedas (principalmente, Ethereum), mas com isso apenas criou um novo mercado de pessoas dispostas a instalar firmwares alternativos de modo a poderem usar os seus GPUs como bem entendessem. E, como já seria de imaginar, não demorou para que também surgissem interessados sem se aproveitar desse segmento alvo para os infectar com malware.

Uma suposta ferramenta "Nvidia RTX LHR v2 Unlocker" que prometia desbloquear a mineração de Ethereum nas Nvidia RTX veio afinal a revelar-se ser puro malware.

A ferramenta não só infecta o computador com múltiplos malwares, como nem sequer se dá ao trabalho de cumprir com a função prometida (não que fizesse grande diferença, numa máquina infectada).
Portanto, muito cuidado com aquilo que se instala, especialmente quando se tratam de promessas maravilhosas que fazem exactamente o que se deseja. Até é possível que existam ferramentas que efectivamente desbloqueiem a utilização das Nvidias mais recentes para minerar critpomoedas, mas não corram o risco de as instalar sem que primeiro tenham sido devidamente verificadas e validadas pela comunidade. Até prova em contrário é sempre mais saudável manter um espírito de cepticismo máximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)