2022/02/21

Pai corta acesso à net aos filhos - e inadvertidamente a toda a vila

Um pai francês achou que seria uma boa solução utilizar um jammer para impedir que os seus filhos utilizassem os smartphones à noite - não sabendo que estava a impedir as comunicações de toda a vila.

A vila francesa de Messanges estava a assistir a um fenómeno curioso: todos os dias, entre a meia-noite e as três da manhã, ficavam sem comunicações móveis, afectando as chamadas de voz e acesso internet. Chamada a ANFR, que faz a gestão das frequências em França, a causa do problema foi descoberta.

Um pai, farto de tentar impedir que os seus filhos continuassem a utilizar os smartphones pela noite dentro em vez de dormirem, achou que a utilização de um jammer - aparelho que provoca interferências nas frequências alvo - seria a solução ideal para o seu problema, impedindo os filhos de usarem os smartphones. O que não sabia é que a potência do dispositivo fazia com que fossem afectadas muitas mais pessoas nas proximidades.
Apesar de não ter havido más intenção, a utilização de jammers é ilegal em França, e pode ser punida com multa de até 30 mil euros e até 6 meses de cadeia.

Por isso, se se depararem com um problema idêntico, talvez seja melhor considerarem outras opções - como dar uso às medidas de controlo parental que normalmente existem em Android e iOS para limitar o tempo de utilização dos dispositivos.

7 comentários:

  1. "como dar uso às medidas de controlo parental", isto, ou educar as crianças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como criança que saia às escondidas da cama para ir ver filmes de terror na TV da sala, suspeito que a atracção do smartphone possa superar a educação... :)

      Eliminar
    2. Ricardo deves ser tio... Não te preocupes não és o único a pensar assim

      Eliminar
    3. Não, sou mesmo pai ;) E sim, já me aconteceu ele levantar-se de noite para ir jogar PS. Bónus, um mês sem PS ;)

      Eliminar
    4. Os meus pais tentaram me proibir consolas quando era miudo.
      Resultado, guardava a consola 10mins antes de eles chegarem a casa :)

      Eliminar
    5. Nem vale a pena procurar mais, está descoberto o pai do ano :)

      Eliminar
    6. Eu levantava-me para ler livros. metam lá restrições parentais nisso 🤣🤣🤣🤣🤣

      Eliminar