2022/03/09

Android vai arquivar apps pouco usadas para poupar espaço

A Google vai poupar espaço nos Android permitindo arquivar apps pouco utilizadas.

Se têm um smartphone Android e estão constantemente a lidar com o problema de falta de espaço, em breve poderão ter a ajuda de uma nova funcionalidade de arquivamento de apps que promete reduzir até 60% o tamanho da app.

Esta funcionalidade deverá aplicar-se a apps que são pouco utilizadas, desinstalando parcialmente partes da app mas mantendo toda a informação do utilizador para que tudo possa ser reposto e voltar à normalidade quando o utilizador a quiser voltar a utilizar.

O iOS já tem uma funcionalidade idêntica, que permite remover apps que não são utilizadas há muito, mantendo o seu icon no ecrã (e informação), para que possam ser reinstaladas e reactivadas com um simples toque. Sendo uma excelente opção para aquelas apps que se gosta de "ter" no smartphone, mas que acabam por não se usar durante meses (ou anos).

3 comentários:

  1. ...e é para "todas" as versões do Android??? ou só para as novas versões??

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que algumas apps ocupam muito espaço, mas a app em si representa apenas 20% ou menos do espaço total usado, pois as apps vão gerando ficheiros de cache e logs que ficam a ocupar muito espaço.. não sei se esta função terá este problema em consideração, mas dava muito jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cache de qualquer app pode ser eliminada sempre que for necessário, bastando para isso aceder às definições "Armazenamento e cache" dentro da opção "Apps e notificações".

      Eliminar