2022/03/13

Crawler da NASA faz percurso para missão Artemis

O poderoso mas vagaroso veículo de transporte de foguetes da NASA - The Crawler - está prestes a apanhar o SLS e cápsula Orion para a missão Artemis 1 que servirá de preparação para o regresso à Lua.

É difícil ter uma noção da escala que estes foguetes têm na vida real, e ainda mais difícil tentar perceber toda a complexidade logística de fazer coisas tão "simples" quanto deslocá-los para a plataforma de lançamento. Este Crawler tem uma velocidade máxima de cerca de 3 km/h, que se reduz para metade quando transporta um foguete ao longo dos 6 km entre o edifício de montagem e a plataforma.
A missão Artemis 1 vai finalmente mostrar-nos o que vale o super-atrasado e dispendioso foguete SLS da NASA e a nova cápsula Orion, que têm lançamento marcado para Maio, e que levará a cápsula Orion (vazia) numa viagem à volta da Lua. Se tudo correr bem, a missão Artemis 2 repetirá a viagem com tripulação a bordo em 2024, para em 2025 a missão Artemis 3 voltar a colocar astronautas na superfície da Lua.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)