2022/03/29

Hangouts removido da Play Store e App Store

A Google entra na fase final do adeus ao Hangouts, removendo-o da Play Store e App Store.

A morte anunciada do Hangouts tem vindo a arrastar-se há anos, tendo superado toda a novela da Google se multiplicar em serviços repetidos (alguém se lembra do Allo?) e agora parece entrar na sua fase final, com a remoção da app Hangouts da Play Store e também da App Store.

A app, para quem ainda a tiver instalada, continuará funcional (por mais algum tempo) - mas a "chatear" para que os utilizadores se mudem para o Google Chat ou utilizem o Chat a partir da app Gmail, no qual também foi integrado sem qualquer opção para quem não a quiser.

A questão é que, com toda a novela das indecisões da Google, resta saber se ainda alguém está disposto a confiar num serviço de mensagens da Google. Das muitas dezenas de pessoas com quem falava regularmente via Hangouts, apenas restam duas - e provavelmente só para me fazerem esse favor. Todos os outros já se espalharam há muito por outros serviços, WhatsApp, Messenger, Telegram, Discord, Slack, etc. - e que por vezes faz com que tenha que andar a saltar de app em app para tentar descobrir em qual delas é que tinha determinada conversa.

Não seria bom se, como acontecia noutros tempos, existisse um sistema standard que permitisse que uns serviços de mensagens funcionassem com os outros?

1 comentário:

  1. A UE anda a estudar a hipótese de obrigar a interoperabilidade das apps de mensagens. Espero que isso avance

    ResponderEliminar