2022/03/19

Honda Dax regressa à Europa

Após uma ausência de 41 anos, a Honda Dax está pronta para regressar à Europa, juntando-se à Monkey e à MSX125 Grom na gama de minimotos da Honda.

Com seu quadro simbólico de aço prensado e formato em T, nenhuma outra moto, grande ou pequena, tem o mesmo formato que a Dax. Este quadro, que se estende desde o banco até ao guiador cromado, faz lembrar um "cão-salsicha" (raça Dachshund) com as suas pernas curtas e o corpo comprido e que serviu de inspiração para o nome original da ST50 Dax em 1969.

A Dax de 2023 mantém o visual inconfundível e simbólico do modelo original, com o quadro (que também integra o depósito de combustível) muito robusto para transportar duas pessoas. À frente, a suspensão fica a cargo de uma forquilha invertida de 31 mm, complementada por dois amortecedores traseiros. Para completar este visual clássico, a Dax tem jantes escuras de 12 polegadas tipo minimoto e pneus mistos grossos, que oferecem uma agilidade ímpar na cidade. Todas as luzes são de LEDs e a Dax apresenta um painel compacto e elegante em LCD negativo, para além de um guiador cromado e uma faixa no banco para o passageiro se agarrar.

Com uma potência e um binário muito suaves, graças ao seu motor EURO5 SOHC de duas válvulas, 124 cm³ e arrefecimento a ar, a Honda Dax possui uma embraiagem centrífuga e uma caixa de quatro velocidades para uma condução descontraída e agradável, seja a solo ou com passageiro.

A Dax de 2023 vai estar disponível em duas opções cromáticas: Vermelho Pérola Nebula e Cinzento Pérola Cadete, com o clássico emblema da asa Honda e um logótipo de modelo do cão que serve de inspiração ao seu nome.

[Publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]