2022/03/30

Sonae e Continente alvo de ataque informático

Nenhuma empresa parece estar a salvo dos ataques de hackers, e desta vez calhou à Sonae e lojas Continente.

Embora ainda não tenha sido revelada a origem do ataque (o grupo Lapsus$ tem sido um dos mais activos nos últimos tempos - com vários ataques feitos a empresas e entidades nacionais e internacionais), o mesmo terá sido suficiente para interromper o normal funcionamento. Todos os serviços online do Continente, incluindo o uso do cartão Continente, estão indisponíveis. No entanto, as lojas físicas permanecem abertas e em funcionamento, embora com algumas limitações, como não ser possível passar facturas no momento.

Será preciso mais algum tempo para perceber a extensão do ataque, a forma como os hackers terão entrado na sua rede, e que dados poderão ter sido roubados - incluindo saber se os hackers poderão ter tido acesso à longa lista de clientes que já fizeram compras online no Continente ou que usam o cartão Continente.

De resto, serve como mais um aviso de como as preocupações com a segurança digital nas empresas deve ser um tópico da máxima importância. E, como tem ficado demonstrado, não investir apenas na tecnologia de segurança, mas também na devida formação dos seus colaboradores - já que, quanto mais segura for a empresa, do ponto de vista tecnológico, mais provável se torna que o elemento humano seja o elo mais fraco.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)