2022/03/28

Spam SMS enviado com número dos próprios destinatários

Revelando a total falta de segurança nos remetentes das mensagens SMS, nos EUA proliferam os SMS spam enviados como se fossem dos próprios destinatários.

Enquanto por cá também se vai lidando com o problema do spam via SMS, nos EUA (onde essa praga é muito maior) assiste-se a uma nova táctica que tenta evitar o bloqueio dessas mensagens, sendo enviadas como se fossem do próprio número de telefone de quem as recebe.
O número do remetente das SMS é um campo sem qualquer segurança, que quem envia pode preencher com o que bem entender - como temos referido há alguns anos. Uma situação que permite que estes SMS de spam sem qualquer interesse possam ser enviados como se fossem mensagens do próprio destinatário.

É uma táctica que potencialmente visa dificultar o processo de bloquear os números que enviam estes SMS, já que provavelmente ninguém quererá adicionar o seu próprio número de telefone à lista de números bloqueados (nem sei que tipo de implicações é que isso poderia ter - mesmo tendo em conta que ninguém vá fazer telefonemas para si mesmo).

Portanto, não se admirem se daqui por uns tempos a mesma táctica chegar a Portugal, e começarem a receber SMS de spam que aparecem como tendo sido enviadas por vocês próprios.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)