2022/04/21

Amazon lança "buy with Prime" para outras lojas

A Amazon quer tornar-se na verdadeira loja mundial, tratando das vendas até de outras lojas com o novo programa "buy with Prime".

A Amazon tem uma gigantesca cadeia logística para suportar o seu negócio de vendas online, chegando ao ponto de disponibilizar espaço nos seus armazéns para produtos dos vendedores, para que possam ser entregues mais rapidamente. E agora, que expandir esse programa, permitindo que esses clientes possam usar as entregas Amazon nos seus próprios sites com este "buy with Prime".

A ideia é que, em qualquer loja online, os clientes Amazon Prime possam continuar a desfrutar de um sistema de compras fácil, com o pagamento automático e as entregas gratuitas, tal como estão habituados a ter no site da Amazon.

É uma expansão lógica ao programa de entregas geridas pela Amazon, e que se poderá tornar atractivo para vendedores que não se queiram preocupar com as questões logísticas, que se vão tornando cada vez mais complexas. Por outro lado, este sistema significa que a Amazon terá ainda mais poder nas vendas online, ficando com acesso a dados privilegiados sobre o que os seus clientes (vendedores) estão a vender e, como já tem acontecido por diversas vezes, na posição de poder alterar as condições a qualquer momento (aumentando comissões, por exemplo) quando sentir que esses mesmos clientes não têm alternativa.

No filme Demolition Man de 1993 víamos um futuro em que todos os restaurantes eram Pizza Hut. Talvez tivesse sido mais acertado mostrar-nos um em que todas as lojas eram Amazon (embora a Amazon só tenha sido fundada em 1994, um ano depois da estreia do filme).

1 comentário:

  1. Por acaso gostava de rever essa versão do Demolition Man com a Pizza Hut, mas a única que se encontra actualmente (mesmo a que passa na tv portuguesa) é com a Taco Bell...

    ResponderEliminar