2022/04/25

Apple Watch com ligação satélite?

Novos rumores indicam que a Apple poderá estar a preparar um Apple Watch com ligação satélite para os próximos anos.

Depois de no ano passado terem circulado rumores de que os iPhones poderiam ter ligação satélite, que não se vieram a concretizar, chegam agora a indicação que a Apple poderá estar a preparar isso para o seu Apple Watch.

Quem o diz é o jornalista Mark Gurman, que refere que a Apple tem reforçado a parceria com a empresa de satélites Globalstar, que anunciou a compra de mais 17 satélites para fornecer serviços para um "potencial grande cliente". Dito isto, a tecnologia ainda não parece estar no ponto para permitir que um Apple Watch tivesse conectividade satélite no seu formato actual. Olhando-se para alguns dos mais pequenos dispositivos com este tipo de ligação, como o inReach Mini da Garmin, que pode enviar a localização e receber e enviar mensagens via satélite, vemos que o aparelho - apesar de compacto - ainda ocupa um volume superior ao que seria recomendado para um smartwatch.
Mesmo olhando-se para as redes de satélites de baixa altitude, como o Starlink da Tesla, vemos também que ainda usam antenas bastante volumosas e não adequados para dispositivos móveis. Mas, se há empresa que poderia surpreender neste sector, e que tem a capacidade tecnológica e financeira para criar um dispositivo mais compacto que permitisse esta conectividade satélite num formato ultra-compacto, é a Apple.

Por agora isto até pode parecer um extra desnecessário, mas olhando-se para o futuro, podemos imaginar esta conectividade satélite como sendo um backup indispensável que permite permanecer ligado ao resto do mundo em caso de indisponibilidade das redes celulares tradicionais, ou de se estar em locais remotos sem cobertura. Resta relembrar que em tempos os navegadores GPS eram também vistos como produtos de luxo para uma minoria, e agora todos temos isso nos smartphones e até em smartwatches.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)