2022/04/05

Aumentam as fraudes de recuperação de dinheiro

As autoridades Australianas estão a alertar para o aumento das fraudes que prometem a recuperação de dinheiro perdido noutras fraudes.

Como se não bastasse perder dinheiro numa fraude, há vigaristas que não sentem qualquer compaixão em apontarem a mira novamente aos alvos que já foram caíram numa delas - agora com a promessa de que estão ali para ajudar as vítimas a recuperarem o dinheiro perdido; mas, claro está, apenas com o objectivo de lhes roubar ainda mais dinheiro.

Os vigaristas contactam as pessoas usando listas de scammers com contactos de vítimas (que se tornam num alvo preferencial por já terem demonstrado que é possível enganá-las), fazendo-se passar por agências de recuperação de dinheiro, advogados, ou até pelas próprias autoridades. Depois da fase inicial e do preenchimento de documentação com aspecto "oficial", lá acaba por ser pedido um pagamento inicial para o arranque do processo - fazendo com que a vítima perca ainda mais dinheiro.

Se se poderá pensar que ninguém deveria cair numa coisa destas, a Australian Competition & Consumer Commission revela que este tipo de fraudes aumentou 725% no primeiro trimestre deste ano face ao ano anterior, e que as queixas já totalizam um valor de 270 mil dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)