2022/04/09

Samsung Galaxy S22 a metade do preço por abrandamento das apps

A opção da Samsung em abrandar algumas apps secretamente nos Galaxy S22 está a fazer com que alguns operadores na Coreia do Sul já tenham cortado o preço dos smartphones para metade.

Como se não tivesse bastado o caso dos Galaxy Note 7 explosivos, a Samsung volta a descobrir como a credibilidade e reputação é algo que demora anos a conquistar mas se pode perder num instante. A infeliz opção da Samsung em disponibilizar um "serviço de optimização" que abrandava o desempenho do smartphone em inúmeras apps (que a Samsung posteriormente tentou justificar como sendo para "benefício dos utilizadores" - leia-se: para tentar prolongar a autonomia e reduzir aquecimento) não foi bem recebida, e está agora a pôr em causa a credibilidade na marca.

Não é que a opção de "optimização" não seja útil e benéfica, o problema volta a ser de comunicação, ao terem tentado fazer isso secretamente, sem sequer darem aos utilizadores a opção de poderem desligar o sistema - algo que a Samsung acabaria por fazer depois da polémica ter explodido. Agora, enfrenta vários processos, e o resultado imediato é que os operadores já reduziram o preço do Galaxy S22 para metade, para tentarem manter o interesse nesses modelos.

Isto é algo que terá consequências mais vastas. Pois se se torna um bom negócio para os novos compradores, vai angustiar duramente aqueles que compraram o Galaxy S22 recentemente ao preço completo, e também afectar o seu preço de revenda quando chegar o momento de o trocar por novo modelo. E, mais uma vez, era algo perfeitamente evitável, pois não faltam exemplos de como a tentativa de fazer "abrandamentos secretos", seja qual for a explicação, nunca termina de boa forma para as marcas (nem mesmo a Apple - especialista na "distorção da realidade" - se safou com isso nos iPhones).

3 comentários:

  1. Tenho o S22, sempre tive topos de gama, este é a pior compra, a bateria não dura até ao final da tarde, faz com que se tenha de desativar tudo que um topo de gama tem para conseguir ter bateria. Que vergonha Samsung. O S22 requer uma nova forma de utilizar o tlm: não mexer muito senão acaba a bateria, já nem importa o lento que é, que tijolo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar