2022/05/30

Chip A16 da Apple mantém-se nos 5nm

Os rumores amontam-se quanto ao próximo chip A16 da Apple para o iPhone 14, que deverá manter um processo de fabrico de 5 nm como o actual A15 dos iPhone 13.

Também o habitualmente certo analista Ming-Chi Kuo veio anunciar que a Apple deverá manter o processo de 5 nm para os próximos chips A16, porque a TSMC ainda não terá capacidade para fazer a produção em volume destes chips nos processoa mais avançados de 4 nm e 3 nm.

Embora a Apple tenha consistentemente melhorado as prestações dos chips de ano para ano, caso isto se venha a verificar significará que a Apple irá manter-se no processo de 5 nm pelo terceiro ano consecutivo. O chip A14 já produzido com processo de 5 nm, tal como o A15, e ao mantê-lo por mais um ano a Apple fica limitada quanto às melhorias que poderá apresentar.
Por outro lado, ainda há a possibilidade da Apple efectivamente dar o salto para os 3 nm, já que também circula o rumor de que a Apple apenas irá aplicar os chips A16 nos iPhones 14 Pro, mantendo o actual A15 nos iPhone 14 normais. Algo que poderia ser explicado por uma limitação na produção. Ainda assim, mesmo restringindo os chips aos modelos Pro, estamos a falar de muitas dezenas de milhões de chips, que neste fase poderão ter um custo demasiado elevado de produção.

Deveremos ficar com uma ideia melhor dos planos da Apple ao longo dos próximo meses, mas parece que para os iPhones deste ano, a grande novidade será feita a nível do abandono do notch e transição para furos no ecrã, e possivelmente um modo always-on como nos Apple Watch. A nível de melhorias no seu chip, a grande passo deverá ficar reservado para o modelo do próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)