2022/05/31

/e/OS lança Murena One um smartphone Android sem Google

Depois do Android sem Google, o /e/OS tem o seu primeiro smartphone oficial: o Murena One.

Nos últimos anos a /e/ Foundation tem-se dedicado a criar um sistema Android que coloca a privacidade do utilizador como prioridade, e como tal, limpa o sistema de todas as ligações e vestígios da Google. Algo que em si não é propriamente novidade, sendo que temos grandes empresas a fazerem isso de forma voluntária (como a Amazon faz com o seu Fire OS) e outras de forma involuntária (como a Huawei, que se viu impedida de usar os serviços Google por causa das sanções impostas pelos EUA). Essas empresas tiverem que replicar muitas das coisas que um Android da Google já tem, mas têm em comum o facto de continuarem a fazer o seu próprio tracking; coisa que o /e/OS dispensa.

O /e/OS já estava disponível há algum tempo para quem o quisesse instalar num dos smartphones que suporta (actualmente mais de 200), mas agora avança com o lançamento do seu primeiro smartphone oficial, o Murena One.
O Murena One é um smartphone com ecrã de 6.5", CPU MediaTek, sensor de impressões digitais lateral, câmara principal de 48 MP, câmara frontal de 25 MP - sendo as câmaras algo em que houve atenção especial, já que a /e/ acredita que muitos utilizadores estarão dispostos a abandonar a Google desde que o smartphone continue a tirar boas fotos. Além do hardware, o /e/OS também disponibiliza a sua própria Murena Cloud; mas assegura que é diferente das demais clouds por continuar a colocar a privacidade dos utilizadores em primeiro lugar.

No entanto, e reconhecendo que em muitos casos será "impossível" viver sem Google ou sem algumas apps, disponibiliza a App Lounge que serve de intermediário com a Play Store, e dá acesso a todas as apps Android que estão na loja oficial da Google. Embora também aqui diga que é possível fazê-lo de forma anónima, descarregando as apps sem denunciar que utilizador é que as descarregou, a não ser que o utilizador opte por usar a sua conta Google. E mesmo quando se opta por fazer login Google, o /e/OS supostamente reduz drasticamente a capacidade de tracking face a um Android normal.

Uma opção a ter em conta para quem se desejar distanciar do universo Google que se tornou tão global, que já nos rodeia de forma quase permanente sem que se estranhe isso.

1 comentário: